No início de agosto de 2021, a Organização das Nações Unidas (ONU) emitiu um alerta que gerou muita preocupação em grande parte da população mundial: nosso planeta está chegando a níveis irreversíveis de aquecimento, e o ser humano está diretamente ligado isso.
Esse alerta vermelho emitido pela ONU reforça com veemência uma preocupação que deve ser de todos que habitam a Terra. Os recursos naturais oferecidos pelo nosso planeta já não são mais suficientes para a demanda da população – que grande parte das vezes, não tem a consciência de cuidar de onde vivemos.
As emissões de gases na atmosfera já elevaram a temperatura média global em 1,1°C em relação à média pré-industrial. Se atingirmos a o nível de 1,5°C acima da média pré-industrial, estarmos passando por uma mudança climática descontrolada com impactos catastróficos, como um calor intenso a ponto de pessoas correrem risco de morrer apenas por estarem ao ar livre.
O uso de matéria-prima animal na produção de objetos – especialmente o couro, tem grande impacto nessa cadeia que leva a condições climáticas desfavoráveis.
Por isso, se faz necessária com urgência a substituição do couro por materiais sintéticos, que sejam reutilizáveis e permitam que sejamos sustentáveis – ou seja, que possamos viver em harmonia com o meio ambiente, sem causar grandes estragos.
Diante de dados alarmantes como os que foram apresentados pela ONU, nos resta reforçar o discurso sobre a necessidade de fontes alternativas de consumo. Investir em produtos que possam ser reutilizados como matéria-prima após o fim da vida útil é um dos caminhos.
Por exemplo: uma correia de instrumento musical feita a partir de materiais sintéticos, ao passar de 15 anos de uso, pode seguramente ser moída e ser utilizada na fabricação de tijolos ou até mesmo em estofados para colchões.
O mundo que queremos deixar para as futuras gerações precisa ser melhor do que aquele que recebemos no passado. A tecnologia dos dias atuais nos permite pensar em iniciativas inovadoras, modernas e de impacto em nosso ecossistema.
Sabe o que falta?
Agirmos! Para sairmos dessa situação perigosa na qual nos encontramos, é preciso criar uma conscientização coletiva acerca do tema sustentabilidade. E isso começa com hábitos simples, como a mudança nos padrões de consumo.
Antes de comprar um produto – seja qual for, tente entender se a composição daquele material agride o meio-ambiente. A substituição de materiais em couro por matéria-prima sintética já é um bom começo.
A ECO Strap surgiu da necessidade de colaborarmos com um futuro sustentável. Desde o início da marca, nossa preocupação é com a produção de acessórios para instrumentos musicais que fossem livres de origem animal. A esse conceito, agregamos o fato de serem produtos veganos, atendendo uma tendência mundial de milhões de pessoas que abriram mão de utilizar a origem animal em seu cotidiano – da vestimenta à alimentação.
A sustentabilidade e a preocupação com o que será do mundo nas próximas décadas são norteadores de todas as ações aqui na ECO Strap. Acreditamos que podemos evoluir enquanto sociedade a partir das nossas atitudes e mudanças de hábitos, em prol de um mundo melhor.
Acredite, cada um de nós pode fazer sua parte, basta querer!
Encerro este texto com a seguinte pergunta: qual mundo você quer deixar para as próximas gerações?
© 2020 | Eco Straps - Basso | Todos os direitos reservados.
Criação de Sites e Marketing Digital - Agência MayaNós utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site e recomendar conteúdo do seu interesse.
Ao clicar em “Aceitar” você concorda com a utilização de todos os cookies. Política de Privacidade