Economia circular é um conceito no qual associamos o desenvolvimento econômico a práticas de reutilização da matéria-prima encontrada nos produtos que consumimos no dia a dia.
Cada vez mais empresas buscam um alinhamento com esse modelo econômico, que visa um uso inteligente dos recursos e investimento em produtos que possam ser reutilizados, reciclados após um determinado tempo.
Imagine uma correia da ECO Strap, por exemplo, cujo foco é servir como acessório de instrumentos musicais. Com o término da vida útil da correia, ela pode ser triturada e seus componentes reutilizados para a fabricação de outros produtos. Dessa forma, se evita o desperdício de matéria-prima. Como conseqüência, não há necessidade de extrair recursos naturais.
Outro exemplo para ilustrar a economia circular é a utilização de fios elétricos na produção de jóias.
De acordo com a Organização Internacional de Normalização (ISO), o conceito de economia circular é um sistema econômico que utiliza uma abordagem sistêmica para manter o fluxo circular dos recursos, por meio da adição, retenção e regeneração de seu valor, contribuindo para o desenvolvimento sustentável.”
Em um período em que a escassez de recursos naturais é uma realidade alarmante, bem como a fragilidade econômica na qual nos encontramos, é urgente uma adoção e ampliação deste modelo.
Estima-se que no Brasil a cada ano mais de R$ 8 bilhões em materiais vão para aterros e lixões ao invés de serem reciclados. As informações são do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).
O modelo de economia circular causa impacto direto no meio-ambiente, porém, é muito favorável também para as empresas.
De acordo com a Confederação Nacional das Indústrias (CNI), em 2019, cerca de 76% das empresas brasileiras têm alguma prática dentro do modelo de economia circular. As principais delas são: reutilização da água, reciclagem de materiais e logística reversa.
Um relatório da Fundação Ellen MacArthur de 2019 aponta que o modelo de economia circular na indústria de materiais pode reduzir em 40% o nível de gases de efeito estufa até 2050. Na indústria de alimentos, esse nível pode atingir a marca de 49% no mesmo período.
No entanto, esse modelo - que já é bastante difundido, só terá o impacto desejado se a sociedade criar a consciência do que é a economia circular e adotá-la a partir do consumo de produtos feitos a partir desse conceito.
A partir do hábito de consumir produtos feitos para serem reciclados e reutilizados é possível que cada vez mais marcas estejam engajadas com esse propósito. Atualmente, a Terra precisaria ter 1,7 vezes mais recursos para dar conta do que utilizamos. Ou seja, já passou da hora de redefinirmos a forma de consumo, o destino do que consumimos e o que é feito a partir do que descartamos.
Aqui na ECO Strap, nossos produtos são totalmente reutilizáveis. Um dos norteadores da nossa marca é deixarmos para as futuras gerações um mundo melhor do que recebemos.
Quem mais está nessa?
© 2020 | Eco Straps - Basso | Todos os direitos reservados.
Criação de Sites e Marketing Digital - Agência MayaNós utilizamos cookies para melhorar sua experiência em nosso site e recomendar conteúdo do seu interesse.
Ao clicar em “Aceitar” você concorda com a utilização de todos os cookies. Política de Privacidade